25/11/2009

ADVENTO


O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. (ver wikipédia.org).


Viver o Adevento


No Domingo, dia 29 de Novembro, com o início do tempo do Advento, começa um novo ano litúrgico. Chegou o tempo de retomar a caminhada. Não é mais um ano que começa. É um ano litúrgico novo, um ano de graça do Senhor, um ano que é único, um ano que não voltará a passar; um ano da nossa vida cujo número de dias está contado e que nós desconhecemos. Não há tempo a perder: «Vigiai!» (Marcos 13, 37).

O tempo do Advento prepara-nos exterior e interiormente para melhor celebrarmos o Natal de Jesus. Neste Advento somos convidados a vigiar, como quem está à espera!

A Coroa do Advento

O seu uso tem-se difundido cada vez mais entre nós. Ajuda a aprofundar a espera e a intensificar, em cada semana, a preparação para a vinda do Senhor. A coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos.

Com este símbolo da coroa, simples e dinâmico, trata-se de ir criando uma atitude de espera, com o seu jogo numérico, com o simbolismo da luz do verde, e com uma aproximação gradual que convida à preparação da vinda de Cristo Jesus, Luz e Vida para todos. No meio de um mundo secularizado, que tende a celebrar o Natal com slogans meramente comerciais, a coroa pode ser um pequeno símbolo dos valores que nós, os cristãos, vivemos nestes dias.

Natal é a festa da luz: “O povo que andava nas trevas, viu uma grande luz”. Cristo é a Luz do mundo. É Ele quem, com a Sua vinda, nos ilumina e nos conduziu à esperança.

A coroa de Advento aponta para o crescendo da Luz de Cristo, que dissipa as trevas deste mundo. Ao acender semana após semana os quatro círios da coroa, significamos os nossos passos de aproximação à luz que vem sobre nós e é Cristo Jesus.


Simbologia


A sua forma circular indica a perfeição, a plenitude a que devemos aspirar na nossa vida de cristãos. O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma ideia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.

Como coroa, significa a dignidade, a realeza que Cristo veio conceder ao cristão, isto é, a honra, a grandeza, a alegria, a vitória. (Em Ap 4,4-10 Cristo aparece como soberano e em Ap 14,14 tem uma coroa na cabeça como o próprio Deus). É a “coroa dos eleitos”. Uma coroa é usada em diversas ocasiões: a noiva no casamento, as crianças em certas festas, na sepultura como sinal de uma vida plena. A coroa do Advento significa também a plenitude dos tempos.

Os ramos verdes significam também o senhorio de Cristo sobre a vida e a natureza, dons de Deus. Verde é a cor da vida e da esperança. Deus oferece-nos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida.

As velas, três de cor roxa, uma de cor rosa e uma de cor braça, serão acesas em cada Domingo do Advento; no 3º Domingo acende-se a de cor rosa, pois é chamado o Domingo da Alegria e a de cor branca no Natal.

A luz que se acende indica o caminho, afasta o medo e fomenta a comunhão. A luz das velas é símbolo de Cristo, luz do mundo.

As cinco velas da coroa simbolizam cada uma, as quatro semanas do Advento e o Natal. Acende-se uma vela em cada semana, simbolizando a nossa ascensão gradual para a plenitude da luz do Natal. No inicio, vemos a nossa coroa sem luz e sem brilho. Recorda-nos a experiência da escuridão do pecado. À medida que se vai aproximando o Natal, vamos acendendo uma a uma as quatro velas, representando assim a chegada do Senhor Jesus, luz do mundo, que dissipa toda a escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.

O número quatro também pode apontar para os quatro evangelistas, ou para os quatro mil anos que o Povo Judeu esperou o Messias.


Oração da Coroa do Advento


É costume, nos domingos de Advento, que as famílias se reúnam ao redor da coroa para rezar. Pode começar-se por uma estrofe de um canto de Advento. Pode ler-se antes ou depois de acender a vela uma passagem bíblica. Acende-se a vela que corresponde à semana em questão, acompanhando, se possível, com um canto, poema ou oração. Lê-se uma passagem da Bíblia (uma leitura profética tirada das leituras da Missa), própria do tempo do Advento e pode fazer-se alguma oração ou meditação. Pode-se recitar uma poesia ou uma oração de esperança. Pode-se rezar um Pai Nosso, Avé Maria e Glória, ou concluir com uma outra estrofe do canto de Advento.

Acende-se na primeira semana uma vela, na segunda duas, etc; pode fazê-lo cada semana um membro diferente da família.


A coroa pode ser abençoada pelo sacerdote.


Um desafio: cada um em família podia fazer a Coroa do Advento em sua casa e em cada Domingo acender a respectiva vela e rezar...


Um Santo Advento para todos!

2 comentários:

  1. esta semana vi um livro de orações para o advento dei uma vista de olhos rápida mas gostei do que li ....
    gostei do desafio .

    beijinho e boa sorte para este recomeço .

    ResponderEliminar
  2. Olá Anónima(o),
    A Paz contigo!
    Ainda bem que gostaste do desafio... é uma bonita forma de rezarmos em família!
    Um abraço na Paz de Cristo

    ResponderEliminar

"Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão."
Madre Teresa de Calcutá