22/11/2009

CRISTO REI


A solenidade de Cristo Rei, estabelecida por Pio XI em 1925, foi especialmente instituída para nos mostrar Jesus como único soberano de uma sociedade que parece querer viver de costas para Deus.
Colaboramos na propagação do reinado de Cristo quando procuramos tornar mais humano e mais cristão o pequeno mundo que frequentamos diariamente.

Celebrar a festa de Cristo Rei não é celebrar um Deus forte, dominador, que se impõe aos homens do alto de sua omnipotência e que os assusta com gestos espectaculares;
É celebrar um Deus que serve, que acolhe e que reina nos corações com a força desarmada do amor.
A CRUZ é o trono de um Deus que recusa qualquer poder e escolhe reinar no coração dos homens através do amor e do dom da vida.

Por isso, a festa de Cristo Rei convida- nos a repensar a nossa existência e os nossos valores.

Diante deste "rei" despojado de tudo e pregado numa cruz, não nos parecem completamente ridículas as nossas pretensões de honras, de glórias, de títulos, de aplausos, de reconhecimento?
Diante deste "rei" que dá a vida por amor, não nos parecem completamente sem sentido as nossas manias de grandeza, as lutas para conseguirmos mais poder, as invejas mesquinhas, as rivalidades que nos magoam e separam dos irmãos?
Diante deste "rei" que se dá sem guardar nada para si, não nos sentimos convidados a fazer da vida um dom?

Certamente sentimo-nos felizes em sermos cidadãos desse Reino.
Por isso, alegremo-nos dessa dignidade e façamos com que ele tenha um lugar sempre maior dentro de nosso coração...

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão."
Madre Teresa de Calcutá