03/04/2010

SÁBADO SANTO





É Sábado! É Sábado e a nossa viagem está a terminar. Mas a melhor parte da nossa viagem é que a chegada é simultaneamente uma partida muito maior… e ela está para vir.

Vamos recuar outra vez dois mil anos?

Vamos àquele Sábado que nasceu depois do dia escuro da morte do Mestre? Vamos ao coração daqueles discípulos?

Uma mistura de sentimentos. Dor, desilusão, raiva, vergonha. Dor de ver morrer o amigo que tanto amavam, desilusão por não ser o Messias verdadeiro e não reagir contra os inimigos, raiva por também não poderem fazer nada, vergonha de lhe fugirem.

Vamos também ao coração da Mãe, que vê morrer um filho inocente às mãos de gente que não tem o coração no lugar. A dor que não cabe no peito.

Uma mãe que, pela morte do filho, se torna mãe de uma Nova Humanidade. “Mulher, eis aí o Teu filho”, diz-lhe Jesus acerca do “discípulo predilecto”, João. “Eis a Tua mãe”. É impressionante a vontade que Ele tem de ver continuado o Reino que inaugurara. Agora é convosco! Queria dizer.


É neste Sábado que tudo começa a acontecer. Que, depois de o corpo estar enterrado, o Corpo vem outra vez.

É neste Sábado que os discípulos se reúnem de novo, depois da dispersão da morte, e é aqui que o Ressuscitado se vai fazer presente. É neste Sábado que se começa a saborear a notícia de que “isto” não acabou!

É dia de transição. É dia de estar ao lado. É dia de saborear uma morte que não termina em si mesma. É dia de reunir forças para gritar o que há-de vir.

É dia de Maria, a nova Mãe, e dos Apóstolos, a nova Igreja. É dia de, juntos, preparamos a Boa Notícia de que o Mestre está aí e vai rasgar todas as finitudes…



É neste Sábado Santo que a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando na Sua paixão e na Sua morte, na Sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum a Sua Ressurreição.

É um dia de silêncio, meditação e reflexão...

O silêncio contemplativo da morte de Cristo é oportunidade para renovar o empenho de acolher com autenticidade a Sua Palavra!

Ao longo deste dia, vamos pegar na Sua Palavra! Vamos "comê-la", "mastigá-la", "saboreá-la"... Deixar que a Palavra entre no nosso coração, na nossa vida. Acolhamo-la na comunhão íntima com Deus!

E sejamos sempre testemunhas de que a Morte é a Festa da VIDA!

2 comentários:

  1. Para ti os meus desejos de uma Santa Páscoa!
    um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Olá Ailime,

    Também te desejo votos de uma Santa Páscoa em Cristo Ressuscitado!

    Um beijinho em Cristo

    ResponderEliminar

"Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão."
Madre Teresa de Calcutá