16/04/2010

EM SILÊNCIO...


Será que temos sempre mais medo do silêncio quanto mais pensamos na sua necessidade? E sabemos que o silêncio é a condição fundamental da vida interior?

É tão fácil dizer que é importante parar, nem que fosse quinze minutos por dia... que respondendo a um impulso interior resolvi recolher-me em silêncio para assim estar nos próximos 7 dias, de Domingo a Sábado!

Porque sei que o silêncio é um espaço de encontro fundamental, dai talvez o desejo de que este momento seja intenso e possa mudar alguma coisa na minha vida. Porque o coração tem de estar preparado, tenho que saber que coisas devo pensar, que objectivos estabeleço para estes momentos. Isso deixa-me sozinha, ao sol e à chuva, dependente do que vier a acontecer. Sentir-me pequena por ter a possibilidade de ser chamada a coisas tão grandes, talvez por não querer ter capacidade para elas!?Mas o desejo do deserto já é a certeza de que Alguém ali me espera. Ao encontrá-Lo, não poderei fazer muito mais que ficar sentada e escutar.... Escutar a Palavra de Deus! Que queres de mim Senhor? Estou aqui... Estou aqui para Te ouvir!....

E como diz Pedro Strech "Os silêncios são das maiores forças do crescimento psíquico. Representam tempos de pacificação, de resolução de conflitos, de reencontro, mas também são espaços de abertura, portas abertas à comunicação e ao preenchimento do que existe à nossa volta. Surpreendem. Marcam. Fazem adormecer, tanto quanto fazem sonhar."

É por tudo isso que vou estar em Silêncio!

4 comentários:

  1. Amiga João,
    O silêncio, essa palavra mágica que tanto me seduz.
    Se me permites vou deixar-te uma coisinha que escrevi no meu espaço em 20/01/2008 sobre o silêncio:

    "Quando invadem o teu espaço e tu não podes fugir, ouve o silêncio...
    Quando tu pensas que tudo está resolvido e os problemas não acabaram, ouve o silêncio...
    Quando ages de modo a não ferir ninguém e os abutres te derrubam, ouve o silêncio...
    Quando te dás aos outros e eles não te querem, ouve o silêncio...
    Quando te perfurarem a alma sem tu saberes o porquê, ouve o silêncio...
    Quando pensas que já ninguém te ama, ouve o silêncio...
    O silêncio ensinar-te-á a encontrar o teu espaço... junto dos POBRES e NECESSITADOS!
    O silêncio ajudar-te-á a encontrar solução para os teus problemas... orando a DEUS!
    O silêncio ajudar-te-á a levantar e manter-te de pé... orando junto da CRUZ!
    O silêncio ajudar-te-á a encontrar muitos outros sedentos do teu amor... principalmente OS QUE DORMEM AO RELENTO!
    O silêncio ajudar-te-á a encontrar a luz para iluminar a tua alma... junto dos DOENTES ainda com um brilhozinho no olhar!
    O silêncio ensinar-te-á que há muitas e variadas formas de amar... depositando nas mãos do SENHOR, NOSSO DEUS, todas as nossas provações!"
    Que Deus te ajude nesse retiro a descernir sobre o que Ele tem destinado para ti.
    Um beijinho.










    ELE é O ÚNICO, sempre pronto a acolher-nos e que nunca tem PALAVRAS de DESÂNIMO ou de DESAGRADO para connosco!

    ResponderEliminar
  2. Ailime,

    Obrigada pela tua partilha! Gostei muito...

    Que o silêncio me ajude a ouvi-Lo e a não endurecer o meu coração... a compreende-Lo!
    Que Este silêncio me ajude a discernir o que quero para a minha vida com Ele... O que Ele quer para a minha vida com Ele...

    Que no Silêncio eu possa rezar por esta nossa sociedade que cada vez mais está a perder os seu valores... por esta Igreja que tanto precisa!

    Um beijinho em Cristo

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por essa partilha linda. O silêncio nos faz tão bem... nos reeduca e nos leva ao Pai!

    muito obigada,

    abraços fraternos

    Gisele

    ResponderEliminar
  4. Olá Gisele,

    Sim, o silêncio faz tão bem e ajuda-nos muito na nossa caminhada.

    Obrigada por as tuas palavras, volta sempre.

    Um beijo em Cristo

    ResponderEliminar

"Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão."
Madre Teresa de Calcutá