O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. (ver wikipédia.org).
Viver o Adevento
No Domingo, dia 29 de Novembro, com o início do tempo do Advento, começa um novo ano litúrgico. Chegou o tempo de retomar a caminhada. Não é mais um ano que começa. É um ano litúrgico novo, um ano de graça do Senhor, um ano que é único, um ano que não voltará a passar; um ano da nossa vida cujo número de dias está contado e que nós desconhecemos. Não há tempo a perder: «Vigiai!» (Marcos 13, 37).
O tempo do Advento prepara-nos exterior e interiormente para melhor celebrarmos o Natal de Jesus. Neste Advento somos convidados a vigiar, como quem está à espera!
A Coroa do Advento
O seu uso tem-se difundido cada vez mais entre nós. Ajuda a aprofundar a espera e a intensificar, em cada semana, a preparação para a vinda do Senhor. A coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos.
Com este símbolo da coroa, simples e dinâmico, trata-se de ir criando uma atitude de espera, com o seu jogo numérico, com o simbolismo da luz do verde, e com uma aproximação gradual que convida à preparação da vinda de Cristo Jesus, Luz e Vida para todos. No meio de um mundo secularizado, que tende a celebrar o Natal com slogans meramente comerciais, a coroa pode ser um pequeno símbolo dos valores que nós, os cristãos, vivemos nestes dias.
Natal é a festa da luz: “O povo que andava nas trevas, viu uma grande luz”. Cristo é a Luz do mundo. É Ele quem, com a Sua vinda, nos ilumina e nos conduziu à esperança.
A coroa de Advento aponta para o crescendo da Luz de Cristo, que dissipa as trevas deste mundo. Ao acender semana após semana os quatro círios da coroa, significamos os nossos passos de aproximação à luz que vem sobre nós e é Cristo Jesus.
Simbologia
A sua forma circular indica a perfeição, a plenitude a que devemos aspirar na nossa vida de cristãos. O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma ideia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.
Como coroa, significa a dignidade, a realeza que Cristo veio conceder ao cristão, isto é, a honra, a grandeza, a alegria, a vitória. (Em Ap 4,4-10 Cristo aparece como soberano e em Ap 14,14 tem uma coroa na cabeça como o próprio Deus). É a “coroa dos eleitos”. Uma coroa é usada em diversas ocasiões: a noiva no casamento, as crianças em certas festas, na sepultura como sinal de uma vida plena. A coroa do Advento significa também a plenitude dos tempos.
Os ramos verdes significam também o senhorio de Cristo sobre a vida e a natureza, dons de Deus. Verde é a cor da vida e da esperança. Deus oferece-nos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida.
As velas, três de cor roxa, uma de cor rosa e uma de cor braça, serão acesas em cada Domingo do Advento; no 3º Domingo acende-se a de cor rosa, pois é chamado o Domingo da Alegria e a de cor branca no Natal.
A luz que se acende indica o caminho, afasta o medo e fomenta a comunhão. A luz das velas é símbolo de Cristo, luz do mundo.
As cinco velas da coroa simbolizam cada uma, as quatro semanas do Advento e o Natal. Acende-se uma vela em cada semana, simbolizando a nossa ascensão gradual para a plenitude da luz do Natal. No inicio, vemos a nossa coroa sem luz e sem brilho. Recorda-nos a experiência da escuridão do pecado. À medida que se vai aproximando o Natal, vamos acendendo uma a uma as quatro velas, representando assim a chegada do Senhor Jesus, luz do mundo, que dissipa toda a escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.
O número quatro também pode apontar para os quatro evangelistas, ou para os quatro mil anos que o Povo Judeu esperou o Messias.
Oração da Coroa do Advento
É costume, nos domingos de Advento, que as famílias se reúnam ao redor da coroa para rezar. Pode começar-se por uma estrofe de um canto de Advento. Pode ler-se antes ou depois de acender a vela uma passagem bíblica. Acende-se a vela que corresponde à semana em questão, acompanhando, se possível, com um canto, poema ou oração. Lê-se uma passagem da Bíblia (uma leitura profética tirada das leituras da Missa), própria do tempo do Advento e pode fazer-se alguma oração ou meditação. Pode-se recitar uma poesia ou uma oração de esperança. Pode-se rezar um Pai Nosso, Avé Maria e Glória, ou concluir com uma outra estrofe do canto de Advento.
Acende-se na primeira semana uma vela, na segunda duas, etc; pode fazê-lo cada semana um membro diferente da família.
A coroa pode ser abençoada pelo sacerdote.
Um desafio: cada um em família podia fazer a Coroa do Advento em sua casa e em cada Domingo acender a respectiva vela e rezar...
Um Santo Advento para todos!
esta semana vi um livro de orações para o advento dei uma vista de olhos rápida mas gostei do que li ....
ResponderEliminargostei do desafio .
beijinho e boa sorte para este recomeço .
Olá Anónima(o),
ResponderEliminarA Paz contigo!
Ainda bem que gostaste do desafio... é uma bonita forma de rezarmos em família!
Um abraço na Paz de Cristo